domingo, 20 de dezembro de 2009






Oi Tamar,


tardei a colocar meus relatos no blog, pois para mim está bem dificil administrar o tempo, já que dou aula 60h. Ma temos dinamizado muito bem as atividades do GESTAR. Ai vai um pouco do nosso tabalho:






CRONOGRAMA:

OUTUBRO
10/10- oficina livre, boas-vindas
13/10- TP5 unidades 17 e 18
17/10- projeto
20/10- TP5 unidades 19 e 20
24/10- oficina livre
27/10- projeto
31/10- oficina livre


NOVEMBRO

03/11- TP1 unidades 1 e 2
07/11- oficina livre
10/11- TP1 unidades 3 e 4
14/11- oficina livre-projeto
17/11- TP2 unidades 5 e 6
21/11- oficina livre e projeto
24/11- TP2 unidade 7 e 8
28/11- oficina livre e projeto


DEZEMBRO

01/12- TP6 unidades 21 e 22
05/12- oficina livre-projeto
08/12- TP6 unidades 23 e 24
12/12- oficina avaliativa







Iniciei meu encontro de boas-vindas com o vídeo dos Titãs. Em seguida apliquei a dinâmica da trama do fio, onde ao passar para a colega o cone de fio vai se descrevendo o que se espera nas fases finais do Gestar e se faz uma avaliação do nosso desempenho enquanto professor.
A seguir, retomamos nosso cronograma para os encontros das próximas TPs.
Ainda trabalhamos sobre gêneros textuais- versão final, onde as colegas colocaram a importância deste trabalho com o aluno. As colegas fizeram uma avaliação dos trabalhos aplicados aos seus alunos com base neste texto.
O outro texto de discussão foi COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA da revista Projetos Escolares, retomando os gêneros literários indicados ao desenvolvimento da linguagem escrita. As colega produziram neste encontro receitas culinárias envolvendo conteúdos da série, postais do município e parlendas .

17/10- sábado
Neste encontro retomamos nossos projetos, alguns já sendo dinamizados e adaptados às outras séries da escola.
PROJETO 1
PARA GOSTAR DE LER
Justificativa:
As estórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados.Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação e da expressão. Além disso, aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização da escrita.

Apresentação:
Visando aperfeiçoar e valorizar a criança através das linguagens artística, literária e histórica e da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de estorias infantis, previamente escolhidos com os alunos e professor e um caderno de registro. Em casa, o filho, ao escolher o livro, o pai ou mãe lerá a estória escolhida pelo filho e demais membros da família. Após, os pais registrarão no caderno de registro a recontagem da estória que seu filho escutou, já que a criança ainda não sabe escrever. Depois de registrado pelo pai, o aluno registrará, com desenhos ou colagens de gravuras o que entenderam da história.
Ao retornar à escola, os alunos farão a sociabilização das estórias.

Público Alvo:
Alunos do 1º ano da escola Carlos Gama.

Objetivos:
· Proporcionar situações de leitura compartilhada.
· Fazer com que os alunos construam o hábito de ler, de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
· Familiarizar-se com estórias e ampliar repertórios.
· Escuta atenta e interessada de estórias.
· Observação e manuseio de livros.

Metodologia básica

Haverá uma sacola com diferentes livros de estorias e um caderno de registros. Os alunos, que serão sorteados , levarão a sacola para casa, por três dias. Os pais dos alunos deverão ler um livro da sacola escolhido pelo filho e depois fazer o registro no caderno, que será através da escrita; o aluno registrará através de desenho.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que foi lido em casa.

Cronograma:

Dinamização nos meses de outubro, novembro e dezembro.


MURAL DE DICAS DE LEITURA

Justificativa:
Queriamos que houvesse uma integração de leitura entre os alunos do 5º ao 9º ano, então criamos o mural das indicações literárias, onde cada um deixava sua dica de leitura.


Público Alvo:
Alunos do 5º ao 9º ano da escola.

Objetivos:

*Integrar os alunos e professores no projeto de leitura;

*fazer com que os alunos lessem as dicas de leitura dos colegas;

*despertar a curiosidade dos alunos para os livros que outros colegas estavam lendo de forma que fossem procurá-los também.
*

Metodologia:
O professor confecciona um mural, sendo colocado no pátio, num lugar onde todos possam visualizar e os alunos de todos os anos recebem fichas com os seguintes dizeres:

“ Indico O LIVRO_________________________________________________________
PORQUE ______________________________”, que deverão preencher com nome de um livro que leram e indicá-lo aos amigos, justificando a indicação. As fichas são coladas no mural para que todos da escola tenham acesso a elas.


PROJETO 2


HISTÓRIAS DA PRÉ-ESCOLA

Este projeto nos surpreendeu bastante, pois os alunos menores também queriam colocar suas dicas, porém, sendo pré-escola, não sabiam escrever, então a professora, criou com a turminha uma forma bem simples:
- Cada aluno escolheu um livro de história e levou para casa para que a família lesse para ele;

- No prazo de uma semana o aluno retornou com o livro lido com a família e, na sala de aula, fez um desenho relacionada à história do livro lido.

- A professora fez um mural de desenhos dos alunos indicando o nome do livro lido e a opinião de cada aluno sobre a história. Dessa forma, o mural de desenhos como ficou conhecido é bem visitado e muitos dos livros ali retratados através de desenhos são retirados por alunos do primeiro e segundos anos para leitura.


PROJETO 3
O PRAZER DE LER NA ESCOLA

OBJETIVOS:
- Incentivar a leitura dos alunos;

- despertar na família o hábito da leitura junto com o aluno;

- compreender que a leitura não se limita a livros literários, mas a toda forma de expressão seja escrita, desenhada, etc
E
-Transcender à leitura de codificada , compreendendo o que cada signo quer dizer, dentro do contexto que está inserido.

- Aprender a ler e compreender qualquer tipo de leitura.


JUSTIFIVATIVA:

Nós, professores da escola Carlos Gama, Boa Vista do Cadeado, sentimos que os pais de nossos alunos, apesar de serem alfabetizados, não tinha o hábito de ler com seus filhos e nem o prazer de ler par si mesmos.
Criamos então, pensando nos objetivos acima, as sacolas literárias, sob o título leituraS .
Estas sacolas foram feitas por uma mãe da aluna da 6º série em número de dez, onde dentro de cada uma delas procuramos colocar leitura variadas, desde bulas de remédios, almanaques, atlas, livors literários, panfletos, livros culinários, folhetos explicativos sobre aborto, crack, maconha e outros.
Procuramos varias bastante a literatura oferecida para que os pais tivessem a curiosidade em pegar e olhar a sacola.
Sorteamos em sala de aula os alunos que levariam no início da semana as sacolas e demos prazo de uma semana para que nos trouxessem de volta. Dentro da sacola foi uma ficha investigativa pedindo aos pais o seguinte:

· Qual foi sua leitura escolhida?
· Por que o senhor(a) deu preferência a este livro ou este assunto?
· Esta leitura é feita em conjunto com sua família?
· O que mais lhe chamou a atenção na sacola?
· Você tem o hábito de ler ?
· Faça um pequeno comentário, por escrito sobre a sua leitura ecolhida.

Depois disto, esperamos o final da primeira semana para que pudéssemos, ansiosas, ler o que os pais haviam nos colocado. Qual não foi a nossa surpresa quando não recebemos de volta oito, das dez sacola enviadas pelos alunos, com a justificativa de que os pais gostariam de ficar mais tempo com elas para poderem ler todas as obras da sacola.
Isso foi muito bom, os relatos melhor ainda.
Acreditamos que o que despertou o interesse dos pais foi a variedade de opções de leitura já que nossa escola é de zona rural e eles tem pouco acesso a leituras variadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário